
-
Arquitetos: Foster + Partners
- Área: 88870 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Nigel Young
-
Fabricantes: Goppion

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu Nacional Zayed abriu suas portas ao público. Situado no coração do Distrito Cultural de Saadiyat, em Abu Dhabi, o novo museu nacional dos Emirados Árabes Unidos (EAU) apresenta a história do país, desde as primeiras evidências de ocupação humana até as civilizações que moldaram sua cultura e identidade — ancorados nos valores do fundador dos EAU, o falecido Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan. A arquitetura do edifício responde tanto ao desafio de sustentar a vida em um ambiente desértico quanto às profundas tradições culturais do país.


As cinco "asas" leves de aço que coroam o museu integram o sistema de ventilação natural do edifício. No topo dessas torres, aberturas permitem a entrada de ar, aproveitando a pressão negativa do lado protegido do perfil para extrair o ar quente do átrio, processo reforçado pelo efeito térmico gerado pelo acúmulo de calor nas extremidades das asas. Enquanto isso, o ar previamente resfriado por meio de tubos enterrados profundamente no solo do deserto é conduzido ao átrio através de um sistema de ventilação de baixo nível. As asas, envidraçadas para canalizar luz natural às galerias inferiores, podem ser ajustadas individualmente.

Os espaços do museu estão abrigados dentro de uma elevação artificial revestida por painéis texturizados e facetados, concebidos como uma abstração da topografia dos Emirados Árabes Unidos. Essa massa construída protege os ambientes internos do ganho solar, funcionando como um escudo que impede a entrada excessiva de calor. Ao adentrar o museu, os visitantes chegam ao átrio banhado de luz natural, o Al Liwan, que atua simultaneamente como espaço de encontro e de orientação, acolhendo apresentações como dança tradicional e poesia.

Das seis galerias permanentes, quatro têm forma de cápsula e estão suspensas acima do Al Liwan, criando ambientes cuidadosamente controlados para proteger os artefatos sensíveis em exibição. O vidro laminado triplo das torres regula a entrada de luz natural no hall e nas galerias, graças à inclusão de uma densa malha. Cada cápsula conta ainda com um claraboia de vidro eletrocrômico, capaz de modificar sua transparência de acordo com os níveis de luminosidade externa.

“O Museu Nacional Zayed narra a criação dos Emirados pelo Sheikh Zayed e as múltiplas dimensões de seu legado, incluindo sua visão de tornar o deserto verde. O próprio edifício materializa essa ideia de sustentabilidade: suas cinco asas aerodinâmicas integram o sistema ambiental, funcionando como chaminés térmicas que trazem ar fresco para os espaços públicos. Ao mesmo tempo, evocam o amor do Sheikh Zayed pela falcoaria, tornando-se novos marcos no horizonte da cidade.” - Norman Foster | Fundador e Presidente Executivo, Foster + Partners


Cada uma das galerias em forma de cápsula é organizada para refletir um tema específico, enquanto os espaços nodais de conexão oferecem informações contextuais que articulam o percurso expositivo. Os visitantes podem definir seu próprio trajeto entre as diferentes galerias e acessar o nível superior por meio de uma escada em espiral escultural ou por elevadores. No térreo, há ainda duas galerias permanentes próximas às entradas do museu, além de um espaço destinado a exposições temporárias, um restaurante de alta gastronomia e um café.


Fora do edifício, o amor de Sheikh Zayed pela natureza se manifesta no Jardim Al Masar, que conecta o museu à orla. Integrando paisagem e patrimônio, o jardim foi concebido como um novo espaço comunitário, oferecendo áreas para convivência, brincadeiras e contemplação. Os visitantes também podem seguir um percurso sombreado que parte do nível do solo e leva a uma plataforma de observação no topo da elevação artificial, na base das torres de aço, de onde se abrem vistas panorâmicas da paisagem ao redor.

Os materiais foram cuidadosamente selecionados para dialogar com o entorno e remeter aos edifícios históricos dos sete Emirados, que refletem as variações de cor da areia em cada região. Inspirado nessa tradição, o projeto adota, tanto no exterior quanto no interior, o característico tom branco-quente das areias da Ilha de Saadiyat. O desenvolvimento do museu foi conduzido em estreita colaboração com o Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi.

“O Museu Nacional Zayed oferece à história da nossa nação um lar permanente. Nosso museu nacional existe para preservar e transmitir nosso passado, criando pontes entre gerações. É aqui que nossos filhos e netos descobrirão os valores que moldaram este país — unidade, humildade, abertura e respeito pelo patrimônio. Esses princípios, que continuam a orientar nosso caminho, são vividos diariamente. E, quando visitantes de todo o mundo percorrerem estas galerias, terão uma compreensão mais profunda dos Emirados Árabes Unidos — seu passado, seu presente e seu futuro.” - Sua Excelência Mohamed Khalifa Al Mubarak | Presidente do Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi

“Este projeto nos permitiu explorar, em grande escala, muitos dos princípios de arquitetura e design sustentável que têm sido centrais para a nossa prática ao longo de décadas. Foi um prazer colaborar com parceiros tão visionários, cujo profundo conhecimento da região orientou e enriqueceu nosso trabalho.” - Gerard Evenden | Chefe de Estúdio, Foster + Partners
























































